Existe espaço para psicoterapia na sua vida?
- realizandofelicidade
- 20 de mar. de 2019
- 2 min de leitura
Aposto que não.
Médicos e dentistas abrem espaço na nossa vida quando o corpo dói. Impossível de ignorar a dor física.
Mas, os conflitos na mente e no coração temos a tendência a abafar.
O problema é que essas dores, que insistimos em bloquear para tentar continuar funcionando no dia a dia, acabam por se transformar em um peso interno que vai desencadear em dores maiores: síndrome do pânico, ansiedade, depressão, fibromialgia, transtornos alimentares, etc.
Sem contar que definitivamente você não estará colocando em prática todo seu potencial nos relacionamentos, no trabalho, nas relações sociais, no seu progresso.
Quem nunca perdeu uma noite se sono depois de uma briga com alguém que ama, com o chefe, com um trabalho desgastante, por falta de um trabalho, com as contas que não fecham no final do mês, por falta de amigos, por problemas familiares?
E assim vamos engolindo os problemas, sem saber ao certo como resolver, vamos sobrevivendo, não vivendo.
Se o dente dói procuramos um dentista, se o joelho dói, um ortopedista.
E a mente? E aquela dor que dói na alma?
Sua mente e sua alma quando doem é sinal de que você foi muito além do seu limite psicológico. Essa dor vai transbordar e só a ajuda de um profissional da saúde mental vai poder te ajudar.
Saúde mental não é o mesmo que doença mental. Procuramos esse profissional exatamente antes de desenvolvermos problemas mentais mais graves.
Imagina um profissional apto para te ajudar a lidar com seus sentimentos?!?!?!
Negar as dores da sua alma, suas emoções, seus sentimentos, é perder um tempo precioso em que você poderia estar vivendo plenamente.
Pense nisso. A cada dia que passa é menos um dia de vida, portanto é bom que a vivamos plenamente e não de qualquer jeito.
Lembre-se, esse pacotinho mente, alma, coração, as vezes precisa de um trato.
Amor e Luz
Sonia Nunes - Psicóloga.

Comments