Como lidar com a tristeza?
- realizandofelicidade
- 17 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Cultivar o pensamento positivo, ter resiliência, ser feliz, exercícios de gratidão etc etc etc. Temos ouvido muito isso nos últimos tempos.
Será que não temos o direito de ficarmos tristes? O que eu faço se a tristeza aparece?
Sem a menor dúvida a vida é linda, maravilhosa, um presente. Sem a menor dúvida abrir os olhos pela manhã, enxergar, respirar, acordar em uma cama limpa e quentinha, ter comida na mesa, família, amigos e tantas outras coisas é motivo para comemorar.
Mas a vida também nos apresenta dores, é claro. Perdas, incertezas, medos, inseguranças. Por mais que trabalhemos tudo isso.
E o que fazer quando a dor aparece?
Em primeiro lugar não lute contra a dor. A dor faz parte da vida, desde que nascemos, ao aprender a andar e ralar os joelhos, ao ter dificuldade com alguma lição na escola, ao perdermos nosso amigo pet, nossos avós, o primeiro namorado, a morte dos nossos entes queridos... fatalmente em algum momento vamos sentir dor.
Então, não lute contra. Deixa vir, sinta, chore, tente buscar a serenidade neste cenário cinza.
Em segundo lugar tente entrar em contato com a dor e entender o que você pode fazer, se é que pode fazer algo com ela. Às vezes existe algo que você possa e deva abrir mão para que a dor cesse.
E aí a dor vem para nos mostrar que a vida é feita de escolhas. Ao tentar não escolher ficamos aprisionados em situações que não nos permite crescer e aprender. Não nos permite ser livres. Nesta situação a cura está na escolha. Você precisa assumir a responsabilidade de fazer uma escolha que ninguém pode fazer por você.
Escolhas fazem parte da vida. Até não escolher é uma escolha, a meu ver a pior.
Você já sentiu o alívio de ter tomado uma decisão determinante na vida?
Em terceiro e último lugar determine um prazo para lidar com a dor. Não permita que a dor te consuma dia após dia. Permita-se sim um tempo de reclusão, de reflexão. Mas que não seja sem prazo. Não permita que ela dure mais tempo do que deve durar, caso contrário ela pode te tragar para o fundo de um poço chamado DEPRESSÃO do qual você só sairá, talvez, as custas de medicamentos.
Lembre-se, pessoas que enfrentam a dor ganham maturidade, profundidade, aprendem a buscar soluções para os seus problemas, aprendem a abrir mão, a se responsabilizar pelas suas escolhas.
Às vezes é preciso atravessar as sombras para encontrar a luz.
Amor e Luz pra você
Sonia Nunes – Psicóloga Clínica

Comments