top of page

Afinal o que é ansiedade?

  • Foto do escritor: realizandofelicidade
    realizandofelicidade
  • 13 de mai. de 2020
  • 2 min de leitura

Nosso cérebro é equipado para reagir de maneira natural ao estresse. Existe uma determinada região (a amígdala), que é acionada para nos colocar alertas e agir diante de determinada situação de perigo, ou lutamos ou fugimos.

É, inclusive, essa região do cérebro que nos ajuda a pensar em construir o nosso futuro, fazer projetos para uma vida melhor, antecipando segurança e bem estar.

Só que algumas pessoas, por motivos diferentes e particulares, para defesa e proteção acionam mais do que o necessário esse local do cérebro. É como se este departamento funcionasse o tempo todo, sem descanso.

Essas pessoas deixam de viver o aqui e agora para viver no futuro. “E se me acontece isso? E se me acontece aquilo?”. Dessa forma, acreditam controlar tudo de forma a fazer com que o futuro não seja catastrófico, como aquele que povoa seus pensamentos cheios de insegurança e medo.

A ansiedade natural vem em forma de cuidado e sim, alguma preocupação e inquietação. Já a ansiedade patológica transpõe os limites aceitáveis trazendo prejuízo para mente, coração e corpo.

A ansiedade patológica traz emoções como sentimentos de tensão, preocupação exagerada e pensamentos ruins recorrentes sempre voltados para ameaças. Desencadeia uma série de sintomas fisiológicos como: dificuldade de respirar, dores musculares porque os músculos estão sempre travados, dores de estômago ou problemas intestinais, episódios de taquicardia, sudorese e descontroles emocionais que podem prejudicar a vida social e a rotina.

Os transtornos de ansiedade podem inclusive aumentar a chance de desencadear doenças cardiovasculares como a obesidade e diabetes, além de ganho de peso, gordura abdominal e aumento da pressão arterial.

Pode ainda se desdobrar em diversas doenças mentais como: transtorno depressivo; transtorno de ansiedade generalizada; transtorno alimentar; transtorno de pânico, transtorno obsessivo compulsivo, dentre outros.

Geralmente a intensidade do sintoma físico pode variar dependendo do grau e do estado de cada pessoa. Esses sintomas podem ser tão intensos que, muitas vezes, as pessoas buscam ajuda médica acreditando estar com problemas no coração ou prestes a ter um AVC e este não é o momento adequado para buscarmos hospitais.

Hoje, em meio a uma pandemia, as pessoas que sofrem de ansiedade estão sofrendo muito mais. O sinal de alerta que todos estamos vivendo, nas pessoas ansiosas toca muito mais alto e com certeza está oprimindo e atrapalhando.

Portanto se você já foi diagnosticado por um profissional da saúde mental como uma pessoa com transtorno de ansiedade ou se, ainda não foi mas, se encaixa em alguns dos sintomas, neste momento delicado em que estamos vivendo é importante que você busque ajuda profissional.

Busque ajuda psicológica para entender como, quando e porque você começou a funcionar de maneira ansiosa. O psicólogo vai te ajudar a entender e reverter esse quadro e se precisar te indicar ajuda psiquiátrica também.

Enquanto o mundo se cura lá fora, vamos nos curar aqui dentro, individualmente.

Amor e Luz

Sonia Nunes – Psicóloga clínica – CRP 06/91070


 
 
 

コメント


© 2023 por Terapia Consciente. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon

Se tiver perguntas, entre com contato comigo:

Rua Dr. Neto de Araújo, 363 - Vila Mariana - SP

Fone: 5579-2920 - 99784-7247 

98076-7921 WhatsApp

Sonia Nunes

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

bottom of page