Vila Mariana - SP
Tel.: 5579-2920 / 5572-1331
99784-7247 - 98076-7921 WhatsApp

Minha Abordagem
A tarefa do psicólogo
​
Em algum momento, já passamos por situações conflitantes em nossas vidas. Situações em que não entendemos os nossos sentimentos e emoções, não vemos saída, tudo o que nos resta são dúvidas, medos e desconfianças. Para nos ajudar a encontrar razões para esses sentimentos e saídas é que existe o psicólogo que ajuda as pessoas na busca pelo autoconhecimento.
​
Psicoterapia
A psicoterapia pode trazer inúmeros benefícios. Ter um profissional que possa auxiliar no alívio da angústia em momentos de crises e conflitos, superar traumas e abusos, obter tolerância nos momentos de frustração, desenvolver a autoestima, ter motivação, maior segurança diante da tomada de decisões. Refletir sobre as experiências da vida, avaliar as queixas, perceber escolhas feitas e a responsar-se por elas, compreender ações e atitudes. Espaço onde o paciente pode aprender sobre seus limites e potenciais. Questionar valores e crenças. Possibilidade de transformar aquilo que dificulta o processo de desenvolvimento. O autoconhecimento, a aprendizagem pessoal, muda a visão de si e do mundo.
​
Como ocorre a abordagem psicanalítica?
A psicanálise preocupa-se em entender como funciona a mente humana, partindo do princípio de que muitos dos processos psíquicos são inconscientes e foram adquiridos no nosso processo de desenvolvimento. Desde crianças até agora. Na abordagem psicanalítica, nossas emoções e atitudes são o resultado de fatores dos quais não temos consciência. Uma bagagem que levamos ao longo da vida. Algumas coisas podem ser usadas como ferramentas, outras só atrapalham o nosso caminhar.
O paciente é levado a refletir e se enxergar de outra maneira durante a abordagem psicanalítica. Com o auxílio do psicólogo, durante as sessões de análise, o paciente passa a conhecer melhor a própria mente e a identificar a razão de seus sentimentos, conflitos e emoções.
Não são considerados somente os sintomas e circunstâncias atuais, mas é feito um acompanhamento muitas vezes durante anos, observando o cotidiano do paciente e suas reações diante de várias situações e, também, suas relações interpessoais.
Mas o paciente pode muito bem parar o processo quando ele entender que a partir de um certo momento ele pode continuar sozinho e voltar quando outro nó aparecer na vida.
​
​
Entendendo o problema e identificando sua origem
Quando ouvimos falar em psicanálise, logo nos vem em mente o retorno ao passado para entender o presente. Porém, nem sempre acontecimentos vividos na infância ou a influência dos pais têm reflexos diretos em nossas atitudes. É necessário entender o problema e identificar a origem, se remete ao passado ou pertence ao presente e tratá-lo da forma correta, sempre respeitando as condições do paciente em falar sobre determinado assunto.
O tratamento psicanalítico não se propõe somente a tratar de distúrbios psíquicos, mas também é válido para aquelas pessoas que procuram se conhecer melhor e buscam novas perspectivas.
​
O papel do psicólogo
Ao pensar em psicanálise vem a imagem do paciente no divã em conversa com o psicólogo. Nem sempre é assim. O paciente senta numa poltrona ou cadeira confortável e fala frente a frente com o psicólogo se quiser. Tudo baseado em uma relação de respeito e confiança entre os dois. O diálogo é a principal ferramenta para a abordagem psicanalítica. Não são dois amigos, mas a relação precisa ser baseada em confiança para que o paciente seja ajudado.
​
Ajustando comportamentos
É fundamental que haja sinceridade e disponibilidade por parte do paciente para falar livremente sobre situações de sua vida, seus sentimentos, suas fantasias, sua história. Cabe ao profissional ouvir atentamente e desvendar o que leva o paciente a apresentar certos desequilíbrios.
A partir da identificação da origem de uma determinada emoção ou atitude, inicia-se o tratamento para ajustar o comportamento e, assim, aliviar o sofrimento psíquico do paciente. A terapia leva o paciente, na maioria das vezes, a resultados duradouros e melhora significativamente a qualidade de vida dele.