Entendendo a Depressão. Não, não é frescura!
- realizandofelicidade
- 9 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

Depressão é uma doença que se tornou comum, infelizmente, e é muito séria.
Afeta negativamente como você se sente, como pensa e como age. Felizmente é tratável e é preciso olhar para ela com seriedade.
Não é frescura ou falta de trabalho como o senso comum gosta de chamar.
A depressão provoca sentimentos de tristeza profunda e uma perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos e pode diminuir a capacidade de uma pessoa para manter suas atividades normais no trabalho e em casa. Tira a capacidade da pessoa de lidar com a vida e tirar proveito dela.
Diferente da tristeza, emoção pela qual todos nós passamos em algum momento da vida, a depressão é uma tristeza sem fim. A pessoa não vê colorido na vida, não vê horizonte, não vê futuro, não vê nada.
Os sintomas de depressão podem variar de leves a graves e podem incluir:
Tristeza;
Perda de interesse ou prazer em atividades antes apreciadas;
Alterações no apetite – perda de peso ou ganho;
Problemas para dormir (insônia) ou vontade de dormir demais;
Perda de energia ou aumento da fadiga;
Baixa autoestima e sentimentos de culpa;
Dificuldade para pensar, concentrar ou tomar decisões;
Pensamento de morte ou de suicídio (depressão média a grave)
Os sintomas devem durar pelo menos duas semanas para um diagnóstico de depressão.
Uma pessoa que foi muito exposta a desilusões, frustrações e chegou num limite que não aguenta mais pode desenvolver a depressão.
Mas também pode ter causas em uma descompensação química no cérebro (por exemplo, problemas de tireóide, deficiência de vitaminas, entrada na menopausa e até um tumor cerebral) podem imitar sintomas de depressão, por isso é importante descartar causas médicas gerais.
Assim como outros órgãos no corpo ficam doentes, nossa mente também. É importante e urgente que você procure um psicólogo caso tenha os sintomas acima. Ele vai poder diagnosticar a depressão, te encaminhar para um psiquiatra se for preciso e, com certeza vai pedir que você avalie possíveis outras doenças.
A vida é muito curta para não enxergar cor, brilho e pulsação nela.
Se essa tristeza profunda que você sente passou de semanas, talvez meses, prejudicando sua vida, é um alerta, Procure um psicólogo.
Amor, Luz e Saúde.
Sonia Nunes – Psicóloga Clínica – CRP 06/91070
Comentarios