A batalha para emagrecer...
- realizandofelicidade
- 6 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Quero emagrecer!!!! Quem nunca ouviu ou disse?
Emagrecer de fato parece simples, mas não é. Principalmente quando a pessoa tem sérios problemas com a balança, batalhou desde pequena com o peso, chegou a certa idade, enfim, humanos e a modernidade têm mais “atrapalhadores” do que facilitadores para atingir essa meta.
Se emagrecer alguns quilos que nos incomoda não é fácil, pior fica quando se trata de obesidade, causa danos a autoestima, a saúde física e é preciso entender que não é falta de vontade, tem várias causas como as citadas acima, além das psicológicas e sociais.
Hoje em dia é muito mais fácil estar acima do peso ou obeso do que o contrário. Temos fartura alimentar, diferente de décadas, séculos atrás e temos a tecnologia que, se por um lado facilita a vida, por outro nos deixa preguiçosos.
Portanto é muito mais fácil hoje ser gordo do que ser magro. No entanto ser magro continua sendo mais aceito, muito mais legal e bonito.
Conheço muitas pessoas que já fizeram vários tipos de dietas, mas sem trabalhar questões internas, suas angústias, medos, frustrações, enfim, sem trabalhar o que te leva a comer de forma compulsiva, até doer é sem dúvida uma receita certa de fracasso.
Entender mais sobre si mesmo e a sua relação com a comida é o princípio do seu emagrecimento de verdade.
Não entender seus processos internos te coloca num circulo vicioso, mais doloroso do que o sobrepeso e a obesidade.
Sem entender o que a comida significa na sua vida, você vai se privar, sentir forte desejo pelo que foi privado e comer mais e mais. O que eu quero dizer? As dietas não funcionam porque a pessoa entra no círculo privação + compulsão.
A dieta, neste caso, só aumenta o desejo.
Come – se arrepende – deprime – cai o metabolismo e a autoestima – maior facilidade para engordar + fome.
É como se a pessoa tivesse um buraco dentro dela e ela precisasse tampar esse buraco. Dificilmente esse buraco é tampado por chocolates, pães e doces, mas como trás um enorme prazer, engana o cérebro.
É claro que mudar os hábitos alimentares e fazer exercícios físicos é importante, não só para emagrecer, mas principalmente para que se tenha boa saúde.
Emagrecer não pode ser uma obrigação, não pode ser para agradar o mundo e suas imposições. Se te faz feliz estar magra é direito seu, não querer também e não há nada de certo ou errado.
É aquilo que te faz forte, de bem com você e com a vida que interessa. Mas a melhor forma de efetivamente fazer isso é você entender uma série de coisas sobre sua relação com a comida e seus sentimentos, emoções, comportamento, hábitos.
As mudanças são efetivas quando acontecem de dentro para fora.
Amor e Luz para você...
Sonia Nunes – Psicóloga Clínica

Comentarios